Segundo a Secretaria Executiva do SiAC, os maiores benefícios vindos da implementação do PBQP-H são:
1.Moradia e infraestrutura urbana de melhor qualidade: a baixa qualidade de materiais e obras da construção civil gera habitações e infraestrutura urbana inadequadas, comprometendo a qualidade de vida da população, principalmente os segmentos de baixa renda. A modernização do setor da construção civil gera, portanto, significativo impacto social, ao ampliar o acesso a moradias de qualidade e tornar o habitat urbano um ambiente mais sustentável;
2. Redução do custo com melhoria da qualidade: com a redução do desperdício de materiais e melhoria na qualificação das empresas construtoras, é possível reduzir custos das unidades habitacionais e efetivamente obter melhorias na qualidade.
3. Aumento da produtividade: a implementação dos programas e sistemas da qualidade do PBQP-H resulta em significativa melhoria nos processos de produção de materiais de construção e na execução de obras.
4. Qualificação de recursos humanos: um dos maiores benefícios percebidos pelo setor da construção civil com a adoção dos programas e sistemas da qualidade do PBQP-H é o envolvimento de seus recursos humanos com a melhoria contínua da qualidade.