Manifestações patológicas, ou anomalias, nas alvenarias podem ocorrer em consequência de um projeto não adequadamente detalhado ou falhas na execução.
As trincas são consideradas de grande importância dentre as anomalias, pois podem significar o aviso de um possível colapso da estrutura, o comprometimento do desempenho da execução, além do abalo psicológico que exercem sobre as pessoas. Devem-se prevenir as manifestações patológicas e, quando ocorrerem, tratá-las de modo eficiente com técnicas adequadas, caso contrário a solução será apenas paliativa e o problema recorrente.
Por serem constituídas de materiais pétreos, as alvenarias respondem bem às solicitações de compressão, porém o mesmo não ocorre em relação às solicitações de tração, flexão e cisalhamento. Dessa forma, as tensões de cisalhamento e tração são as responsáveis pela maioria das ocorrências de fissuras em alvenarias, sejam elas estruturais ou não.
A diferença de comportamento dos materiais que compõem as alvenarias também influi na fissuração delas. Argamassas e blocos têm propriedades diferenciadas, como módulo de elasticidade, coeficiente de Poisson, entre outros. A configuração das fissuras pode evidenciar os diferentes comportamentos dos componentes das alvenarias e os agentes das avarias.