Blog

Cuidados com a armadura da fundação

O concreto é um material que suporta esforços de compressão, mas tem desempenho ruim para suportar esforços de tração. Sendo assim, são inseri-das barras de aço dentro do concreto para que este possa ter um bom comportamento estrutural em qualquer contexto. A este tipo de sistema dá-se o nome de concreto armado. Se as barras de aço forem danificadas, o elemento estrutural pode falhar, ocasionando graves problemas na edificação, inclusive com possibilidade eminente de ruína ou colapso. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados na hora da execução das fundações de edificações para aumentar a vida útil dos elementos enterrados e evitarão dores de cabeça no futuro.

NÃO PERMITA A CONCRETAGEM DA ARMADURA DE FUNDAÇÃO EM CONTATO COM O SOLO!

A NBR 6118:2014 torna obrigatório a existência de cobrimento em elementos de concreto armado. Esse cobrimento trata-se de uma “capa” de concreto que protege as barras de aço de entrar em contato com o meio externo a ele. Essa proteção não se trata apenas de uma proteção física, mas sim uma proteção química. O concreto, por ser um meio alcalino, promove a criação de uma película protetora que envolve as barras de aço e as impede de sofrer ataques de agentes corrosivos.

O cobrimento das armaduras deve ser especificado pelo projetista e deve ser de, no mínimo, 30 mm. Em ambientes marinhos ou industriais, o valor de cobrimento mínimo é maior que 30 mm e deve ser consultado os itens 6.4 e 7.4 da NBR 6118:2014. Para evitar o contato da armadura com o solo e garantir o cobrimento necessário, existem peças denominadas de espaçadores que devem ser utilizados na hora da concretagem.

Figura 1 – espaçadores de armadura (fonte: http://www.jeruelplast.com.br)

ARMAZENE CORRETAMENTE A ARMADURA!

As barras de aço estão sempre sofrendo oxidação, que é um processo químico natural e bastante lento, considerando que a atmosfera do ambiente não possua agentes agressivos. Esse tipo de corrosão é inofensivo para as barras de aço, desde que fiquem expostas a um período menor que dois meses. Entretanto, se elas forem mal armazenadas, pode existir a corrosão eletrolítica das barras de aço e essa é muito grave, pois a velocidade de corrosão é alta e pode comprometer o elemento, fazendo com que o aço não tenha o desempenho necessário. Um correto armazenamento das barras de aço deve ser feito e as recomendações são:

  • Não deixe a armadura em contato com o solo: além de prejudicar a aderência das barras de aço com o concreto, pode acontecer de existirem poças de água que estarão em contato com o aço, criando uma região de potencial elétrico diferente. Sendo assim, acontece a corrosão eletrolítica, que é veloz e agressiva.
  • Não armazene as barras de aço por um período maior que dois me-ses: mesmo que estejam sob a ação de chuva e outras intempéries, não há qualquer problema de armazenar as barras de aço em local aberto, desde que esse armazenamento não ultrapasse dois meses. Nesse pe-ríodo, a oxidação do material pode ser grande e a perda de seção de aço das barras pode ser alta. Nesse contexto, uma barra de aço que antes tinha 10 mm de seção puramente feito de aço agora possui uma seção de 8 mm de aço coberta de 2 mm de ferrugem.

Receba uma

Visita Técnica Gratuita

Etapas da Obra: Conheça

Enumeramos as etapas da obra de seguinte forma: 1) Demolição e construção: Depois do projeto…

Qualidade Ativos Engenharia

Sua exigências aliadas a qualidade Ativos Engenharia. Ter-se um espaço planejado, confortável, adequado e que…

Quando devo contratar um engenheiro?

O engenheiro domina um conhecimento técnico especializado para administrar a obra. Ele executa diferentes tarefas…