👉🏽 A cura do concreto tem como objetivo retardar a evaporação da água de composição da mistura, promovendo a hidratação completa do cimento, e deve ser realizada nas etapas iniciais do endurecimento. Este procedimento deve ocorrer por no mínimo 5 dias e é recomendado realizar até que o concreto atinja uma resistência de 15MPa.
➡️ Confira os tipos de procedimentos para executar a cura do concreto:
✔️Molhagem constante;
✔️Via alagamento, aspersão e/ou irrigação;
✔️A vapor;
✔️Com aditivos;
✔️Térmica.
✅ A determinação do melhor método de cura para obra depende de vários aspectos: temperatura local, umidade relativa do ambiente, velocidade do vento, velocidade de desforma, o tipo de elemento estrutural, entre outros.
⚠️ Vale lembrar que quanto mais frio, mais baixa a umidade relativa do ar, e quanto maior a velocidade do vento, mais eficiente deve ser a cura do concreto, para evitar a fissuração e perda de resistência do concreto. E nunca deve-se molhar o concreto com o jato de água, pois o choque térmico pode ser muito mais prejudicial.
👉🏽 Já para desforma, é preciso verificar o módulo de elasticidade do concreto, ou seja a maturidade do concreto e sua capacidade de resistir a esforços sem deformar. A desforma precipitada pode causar fissuras e até flechas em vigas, além de prejudicar a cura e durabilidade destes elementos, podendo provocar os seguintes problemas: perda de água, entrada de agentes agressivos, corrosão nas armaduras ou carbonatação mais intensa. Vale ressaltar a necessidade de re-escoramento das estruturas, o que varia de projeto para projeto.
É obra? Entre em contato conosco e solicite um orçamento! 🚧
Nós estamos aqui para te ajudar!