Lean Construction é o termo oficial em inglês para designar um processo de construção enxuto. A tendência mundial é, de certa forma, recente. Iniciou na década de 1980 e, desde então, vem gerando impactos positivos no segmento da construção civil.
O objetivo é agir considerando questões sustentáveis. Isso significa evitar desperdícios com matéria prima, tempo e dinheiro. Assim, consequentemente aumentar a produtividade, melhorando a qualidade das entregas e gerando mais eficiência na rotina de obra.
A abordagem do Lean Construction inclui a aplicação dos princípios do pensamento clean para o ambiente de construção. Engloba desde a gestão da produção – junto à adoção de ferramentas, como o ciclo PDCA – até a finalização do projeto.
Nesse sentido, a metodologia congrega conceitos de TQM (Total Quality Management, ou Gestão da Qualidade Total), JIT (Just in Time), entre outros modelos. Isso sempre pensando em como é possível aumentar a performance dos projetos de construção civil e, ao mesmo tempo, esquivar-se de tantos desperdícios.